quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governador de Alagoas, TEO/PSDB, é conivente com o crime da TAXA das CARTEIRAS

Governador de Alagoas, TEO/PSDB, é conivente com o crime da TAXA das CARTEIRAS

Nessa quarta-feira, dia 24 de janeiro, diversas entidades estudantis e partidárias, como a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Arapiraca (UMES) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) protocolaram na 5º Coordenadoria Regional de Ensino documento solicitando o fim da cobrança da “taxa da carteira” nas escolas públicas estaduais no Agreste.

O caso é antigo e grave, alguns diretores chegam a aumentar em 100% os fundos da escola obrigando os alunos a pagarem valores que vão de cinco a dez reais, sendo os estudantes devedores punidos com a suspenção do direito de retirarem qualquer documentação das escolas do estado. Na Escola Costa Rêgo a direção chegou a publicar a relação dos estudantes inadimplentes, submetendo-os a um sério constrangimento ilegal, além de ter impedido a liberação de documentos para os que figuravam na fatídica lista.

Segundo o estudante Kleverton Tenório, já foram feitas duas denúncias ao Ministério público contra a taxa, que fere a Constituição Federal e à Estadual, no que dispõe a educação pública e de boa qualidade. Em entrevista na Rádio 96 FM, no Programa do Rocha, o diretor da UBES, Dário Rosalvo, mostrou toda a indignação que consome a entidade nacional dos estudantes secundaristas.

Na 5º CRE uma funcionária disse ao Presidente da UJS de Arapiraca, Rafael Cardoso, ao receber o documento dos militantes, que eles expediam uma portaria anualmente instruindo os diretores a não fazerem essa cobrança, porém não tinham como fiscalizar todas as escolas. O dirigente socialista foi enfático, dizendo: “Quando é pra cobrar ponto dos professores em greve eles têm quadro humano, agora se é pra evitar o fim de uma taxa criminosa faltam pessoas. Não são quaisquer escolas, PREMEM, Quintela, Costa Rêgo e EPIAL estão entre as principais escolas da cidade, não estão escondidas.”.

A Defensoria Pública do estado deu dez dias para as escolas darem suas respectivas explicações, os estudantes temem que o Governo TEO/PSDB use desse crime para por em prática ou medida criminosa, só que essa é Lei, mesmo que apenas em Alagoas. É a LEI Nº 7.288, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011, que privatiza as fardas dos estudantes, para esta partidos e parlamentares discutem entrar com uma AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE no Supremo Tribunal Federal.

Com tudo, o Blog A Casa do Rafael recomenda aos pais de alunos que não paguem essa taxa e registrem Boletim de Ocorrência, caso alguma escola cobre ou se negue a efetuar a matricula de quem não queira pagar a criminosa taxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário