sábado, 15 de junho de 2013

A Pátria de Chuteiras Joga no Time da Maioria

Não tenho vergonha de morar nesse país, pois o problema não esta na Copa e nem no que o Brasil é hoje. Os problemas são oriundos no que o Brasil veio sendo historicamente, fomos colonizados da maneira mais cruel, por exploração, em que o colonizador não tinha interesse em desenvolver nosso espaço geográfico, os interesses eram em enriquecer e saudar as divida da metrópole colonial.
Mesmo depois de proclamada a independência o país passou a ser “dependente” do imperialismo britânico e depois do imperialismo norte-americano, passamos por duas ditaduras, uma civil e uma militar, ambas a serviço do capitalismo e contra as forças populares insurgentes.
Depois de arrancadas do poder as ditaduras ainda tiveram anos de poder estratégico, com os governos de Franco e FHC, em que pese que foram governos do ápice do neoliberalismo no Brasil. A duras penas o campo da Unidade Popular chegou à presidência em 2002.
A partir daí tivemos conquistas importantes, que não podemos no alienar por automaticismos descabidos de uma analise irreal e facciosa.
Mais de trinta milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza extrema graças à transferência de renda federal como Bolsa Família, por meio do Minha Casa Minha Vida milhares de brasileiros estão a realizar o sonho da casa própria, com o Brasil Carinhoso mães e futuras passaram a serem mais bem assistidas pelo governo.
Isso ainda é pouco, se compararmos com os países desenvolvidos. Apenas para ilustrar vou citar o exemplo da Alemanha, na qual ao completar 18 anos o jovem recebe mil euros para sair da casa dos pais. Aqui, em nosso país, a UNE defende mais recursos para as bolsas nas universidades, a ANPG, Associação Nacional dos Pós-Graduandos, defende mais recursos para as bolsas de mestrado e doutorado. Enfim, as bolsas são dinheiro do estado investido nas pessoas, que por sua vez são o estado.
Quando os governos impedem que as empresas quebrem dando insumos e emprestando dinheiro público ta tudo bem, ninguém diz que a “Bolsa Empresa” é uma vergonha.
AS COPAS DAS CONFEDERAÇÕES, DO MUNDO E AS OLIEMPIADAS
Nos grotões da opinião existe a idéia de que os investimentos nos grandes eventos do esporte mundial são vergonhosos e, que por isso, falta dinheiro para a saúde e para a educação. Isso pode ser uma mentira desavergonhada ou mera falta de conhecimento sobre o tema.
Desde 2002 os investimentos em saúde e educação só aumentam, e esta claro que é ainda muito longe do necessário e que precisamos lutar por mudanças radicais. No entanto isso não quer dizer que é parando todos os outros setores para lançar mão de tudo na educação.
Esses grandes eventos têm o efeito de trazer mais investimentos no setor de serviços, fazendo com que mais turistas venham para o nosso país e com que a nossa cultura seja difundida.
Somos conhecidos como o país do carnaval e do futebol, e sabemos o quanto isso é errado.  Nossa cultura é rica e nosso povo é diversificado, para se ter uma idéia do que estamos falando a maior festa cultural do nordeste do Brasil são as festas juninas, que pouco são conhecidas no exterior, e com esses grandes eventos temos a oportunidade para difundir nossas tradições em todo o mundo. Do nordeste para o globo.
A CORRUPÇÃO
De maneira proposital, tal como agora a pouco, durante a cobertura dos atos contra o aumento das passagens do transporte coletivo Brasil adentro, em que as imagens diziam uma coisa e o Boner outra, a mídia fez com os pseudo escândalo do “mensalão”, as provas diziam uma coisa e a Globo, a Veja e o STF outras.
 O que eles queriam era criar a imagem de que o PT tinha criado a corrupção, quando que sabemos é que a corrupção nasce do capitalismo que esta implantado no Brasil há 513 anos, o que de fato aconteceu durante esse governo foi a autonomia da Policia Federal para investigar, coisa que durante os anos de PSDB não ocorria.
O SENTIMENTO DE SER BRASILEIRO: DE QUEM É A VERGONHA E DE QUEM É O ORGULHO
Na face de milhões de brasileiros e brasileiras esta claro o orgulho e a felicidade do país que se ergue.
É composta uma nova classe média, contente e sabedora de que é o foco desse governo, e que se beneficia dos programas de transferência de renda, do Minha Casa Minha Vida, do Brasil Carinho e PROUNI e do REUNI e várias outras ações.
Essa sabe o quanto é bom esse Brasil, e sabe que em preciso gostar cada vez mais da pátria, para podermos avançar nas mudanças.
Porém do lado oposto a essa nova classe trabalhadora que surge há uma “velha classe média”, que se envergonha facilmente com o país.
Ela queria ter o luxo da burguesia brasileira, e se incomoda com o avanço dos herdeiros das senzalas é vergonhoso para eles pegar o mesmo vôo.
Ela se incomoda com a pobreza do Brasil, mas não suporta ver as políticas de combate de pobreza. Ela que morar na Europa, não pela menor desigualdade, e sim para ficar longe da nossa.
Ela teme ser igual à massa de trabalhadores e por isso tem vergonha das políticas que combate à pobreza.
QUEM É A MAIORIA QUE QUEREMOS
Sem timidez ou vergonha as forças e as idéias mais avançadas do país defendem a maioria de trabalhadores e trabalhadoras, que por anos na história desse país tiveram seus direitos sonegados.
E que nesse mês de junho iremos brincar nas festas juninas, mostrar para o mundo o quanto somos felizes, de luta e altivos com os gols de nossa seleção, que esperamos que sejam muitos.
Vai Brasil!






Nenhum comentário:

Postar um comentário