quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estudantes da Uneal relatam experiência no CONUNE 2011

Com colaboração de Larissa Ramos, jornalista e servidora do Campus IV da Uneal.

Uma comissão de 50 alunos, entre delegados e suplentes, representam a bancada de Alagoas no 52º Congresso Nacional dos Estudantes (CONUNE) realizado em Goiânia, nos dias 13 a 17 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

O evento recepcionou caravanas de diversos estados para discutir as organizações educacionais do nosso país que foram expiradas aprioripor líderes da juventude brasileira homenageando o governador Leonel Brizola e Aldo Arantes na abertura do 52º CONUNE.

No II Encontro Nacional dos Estudantes do PROUNI se fez presente à figura do governador do estado de Goiás Marconi Perillo, o prefeito da cidade de Goiânia Paulo García, o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da educação Fernando Haddad discutindo o tema: Pensando os desafios de educação. Que debateu sobre a criação e a funcionalidade dos projetos educacionais do governo federal no contexto brasileiro.

A bancada de Alagoas foi composta por diversas instituições publicas e privadas que participaram de conferências e debates com diversos temas que partiram desde a luta pelos direitos humanos na realidade educacional visando, sobretudo, os três pilares da educação superior. Todos fizeram parte da macha do estudante nas ruas de Goiâniapelo 10% do PIB para a educação!

Os partidos de direita e esquerda foram fundamentais para essa discussão e para a plenária final que elegeu Daniel Ilhesco como o novo presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Leia a entrevista de Rafael Cardoso, aluno da Uneal:

Ascom: Quem foram os representante dos discentes da Uneal no 52º Congresso da UNE?
Rafael Cardoso: A Uneal elegeu 07 delegados e 07 suplentes, sendo que apenas o Campus de Santana do Ipanema não enviou representante. Além dos eleitos, a Universidade contou com mais quatro observadores, membros de Centros Acadêmicos e representantes do CONSU.

A: Quais foram os destaques do evento na sua opinião?
RC: O Congresso da UNE reuniu mais de 6.000 delegados, chegando a aproximadamente 10.000 estudantes reunidos na Universidade Federal de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O Congresso teve como tema a campanha em defesa de 10% do PIB para a educação.

O 52º CONUNE levou o ex-presidente da República Lula, ministros e promoveu um ato em homenagem aos 50 anos da cadeia da legalidade, homenageando Brizola e o ex-presidente da UNE, Aldo Arantes.

Também teve o ato pela abertura dos arquivos secretos da ditadura militar, com a presença da presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Federal, deputada Manuela D'Ávila (PcdoB-RG).

O Congresso é consagrado pela marca da UNE ser a principal entidade dos Movimentos Sociais no país e por ter a característica de intervir na realidade de toda a sociedade brasileira, nesse congresso o destaque foram os debates a certa das emendas da UNE ao Plano Nacional de Educação-PNE, onde propomos 50% dos lucros do pré-sal para a educação.

A: De que forma a UNEAL teve destaque?
RC: Essa foi a maior bancada que a Universidade já tinha levado para o maior Congresso de Juventude da América Latina, e seus estudantes contaram com integral apoio da reitoria, que foi fundamental para garantir a ida da grande bancada.

Também tem o fato de a UNE ter distribuído mais de cinco mil exemplares do livro que conta a história da 7º Bienal de Arte e Cultura, que traz em suas páginas a foto de dois artistas locais, alunos da Uneal: Janu, aluno de Letras no Campus I, e Adams do Curso de História/Campus I, se apresentaram no I Festival Universitário de Cultura e Arte, em 2010, e foram inscritos para a Bienal, fazendo um show memorável no Rio.

Fonte: www.uneal.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário