sexta-feira, 17 de junho de 2011

Publicado diário inédito de Che Guevara

Publicado diário inédito de
Che Guevara


Madeleine Sautié Rodríguez
madeleine@granma.cip.cu

Diario de un combatiente, Sierra Maestra-Santa Clara (1956-1958) é o título do livro que reúne os apontamentos do comandante Ernesto Che Guevara, nos dois últimos anos que precederam o triunfo revolucionário, lançado no Centro de Imprensa Internacional, em 14 de junho, por ocasião do 83º aniversário-natalício do Guerrilheiro Heróico.

Apresentado por María del Carmen Ariet, coordenadora científica do Centro de Estudos Che Guevara e do projeto editorial dedicado à vida e obra do comandante, e Oscar Fernández Mel, médico e companheiro de Che Guevara na Serra e no Congo, o diário constituiu a base para posteriormente o autor escrever as conhecidas Passagens da Guerra Revolucionária.

O livro, editado pelas editoras Ocean Press e Ocean Sur, que juntamente com o Centro de Estudos Che Guevara comemoram o 10º aniversário do projeto Editorial Che Guevara, permitirá ao leitor conhecer, a partir de suas próprias palavras, o guerrilheiro no seu desempenho para conhecer a geografia cubana a partir de sua chegada à Ilha como expedicionário do iate Granma, e ao homem que assumiu com respeito e responsabilidade o compromisso de contribuir para a libertação do povo cubano.

A publicação, que tem o prólogo do doutor Armando Hart Dávalos inclui um glossário de nomes e documentos dos dias épicos da Serra Maestra e do Front de Las Villas, reproduzidos em fac-símile.

Marcaram presença no lançamento do livro o membro do Comitê Central do Partido, Jorge Risquet; Aleida March e Aleida Guevara March, bem como familiares dos Cinco herois cubanos presos injustamente em cárceres norte-americanos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário