domingo, 1 de maio de 2011

O PC do B de Maceió renova sua direção

O PCdoB/Maceió realizou vitoriosa Plenária Municipal nesta quinta-feira, 28 de abril, às 19h, no auditório da Escola Estadual Benício Dantas, localizada no bairro do Poço. A Plenária marca o início do processo de conferência partidária.

Maceió

Membros da nova direção de Maceió: Mirelly, Cecília, Sinval, Alba, Alessandro e Marcelo.

Numa noite de intensas chuvas na cidade de Maceió, muitos foram os militantes do PCdoB que saíram de suas casas e foram à Escola Estadual Benício Dantas, atendendo à convocação para a discussão do projeto político do Partido para as eleições de 2012 e para escolher sua nova direção municipal.

Mirelly Câmara, assumindo a direção do PCdoB na capital do Estado de Alagoas, abriu a Plenária, situando a importância do momento de revitalização do Partido. Passando a seguir a palavra ao presidente estadual do PCdoB/AL, Eduardo Bomfim, para a intervenção de análise da conjuntura.



Bomfim destacou a situação de crise do sistema capitalista no mundo e o avanço das políticas neoliberais em especial na Europa, reduzindo direitos dos trabalhadores e motivando massivas manifestações de jovens, trabalhadores a da população duramente atingida pelas medidas dos governos europeus.

Chamou atenção para a ofensiva militar da aliança dos EUA, Inglaterra e França, além de outros países, a título de defesa dos direitos humanos mas de fato para o controle de matérias primas, como o petróleo do norte da África.

Eduardo Bomfim falou a respeito da especulação com os preços das commodities, e a crise alimentar decorrente. Defendeu a soberania da nação em defesa da exploração de nossos recursos e chamou atenção para os interesses do imperialismo em nossos recursos naturais, além dos de outras nações, e a campanha ideológica “ambientalista” contra o desenvolvimento da sociedade humana. Destacou ainda a defesa pelo Partido do relatório do novo Código Florestal feito pelo deputado Aldo Rebelo.

Em relação ao quadro político em Maceió, falou a respeito da boa situação do Partido, por decisão tomada anteriormente, de manter-se em situação de independência em relação ao governo do prefeito Cícero Almeida, que hoje vem buscando o apoio dos partidos da coligação contra a qual se posicionou no último pleito, PMDB, PDT, PT, PCdoB, dentre outros.



A seguir Mirelly Câmara fez a apresentação do documento proposto à Plenária, em que se destaca a situação propícia ao PCdoB para aumentar sua força política e eleitoral de modo que possa jogar o necessário papel na luta pelo avanço do Brasil, pela concretização do novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, numa estratégia revolucionária.

Nesse contexto, situou a construção de uma direção municipal renovada em sua concepção, para trabalhar com prioridade em um projeto arrojado para o PCdoB em Maceió. Destacou a centralidade da batalha eleitoral para o PCdoB, para a conquista de espaços cada vez maiores pelas forças progressista e avançadas da sociedade.

Afirmou que o PCdoB em Maceió se propõe a trabalhar uma chapa própria de candidatos a vereador, ampla e diversificada, com novas e qualificadas lideranças. O objetivo é ampliar o número de vagas na Câmara de Maceió, com a reeleição do vereador Marcelo Malta e de outros companheiros.

Colocando a tarefa de retomar o trabalho de base do Partido, a reaglutinação da militância e a filiação de novas lideranças, a participação na luta de ideias e, em especial, a organização do partido na área da educação.

O PCdoB de Maceió já conta com militância na base de importantes entidades do movimento estudantil, participação na direção de grêmios expressivos como o do IFAL e o da Escola Estadual Moreira e Silva, além de várias faculdades particulares, a direção ou a participação na direção dos sindicatos SINTEP e SINPRO, a eleição para a direção da Escola Estadual Benício Dantas do camarada Carlos Muller, com a luta pela criação de um fórum de diretores de escolas estaduais, além do fortalecimento do Partido na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Na UFAL o PCdoB tem presença na direção e base das entidades de estudantes, professores e funcionários, além de participar da própria gestão da Universidade, ocupando a Pró-reitoria Estudantil, com o camarada Pedro Nelson, além ainda de estar participando do processo eleitoral para a Reitoria da UFAL, como já havia feito no último pleito.



Aberta a palavra para os participantes da Plenária, várias foram as intervenções que discutiram tanto a situação internacional como o quadro nacional e as possibilidades de avanço do PCdoB/AL e de Maceió. Destacamos as intervenções do diretor da UBES, João, do diretor da CTB e dirigente do PCdoB, Sinval Costa, da professora Alba, dirigente do PCdoB, que detalhou a situação da luta na fração da Universidade Federal, de Alessandro, militante recém chegado do vizinho estado de Pernambuco, que passa a assumir a tarefa de secretário de Organização no município de Maceió e do vereador Marcelo Malta.



Marcelo Malta falou a respeito da reforma política, da importância do partido trabalhar seu crescimento e fortalecimento e da possibilidade de se ampliarem as vagas na Câmara de Maceió.

Ao final foi eleita a nova direção do PCdoB em Maceió, composta por Mirelly Câmara, Alessandro, Sinval Costa, Alba Correia, Cecília, Marcelo Malta, Cláudia Petuba e Maria Luíza (Malu).

De Maceió, Selma Villela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário