quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Política Cultural em Arapiraca

Hoje foi realizada uma reunião com a vanguarda do Movimento Artístico arapiraquense, a pauta foi construída no dia a dia da busca por políticas culturais na cidade.

Estamos num momento importante, existe um vazio na pasta de Secretário de Cultura na cidade, depois de mais de um ano ocupando a função de Secretário Arnaldo Rocha, militante do Partido dos Trabalhadores, pediu demissão na semana passada. fazendo uma serie de críticas pontuais à forma com que as Políticas Públicas de Cultura são executadas na cidade.

O Partido dos trabalhadores esta no governo local do PMDB, desde meados de 2008, nos preparativos das eleições, a partir de então três petistas ocuparam a pasta, agora com a indicação política do Prefeito, mantendo o Partido no controle da pasta, e do PT indicando João Marques, presidente do Partido, muitos miraram suas indignações na legenda e no Juninho, sub-Secretário, filho do palhaço Biribinha, que por hora ocupa a Secretaria de forma interina.

Na cidade há um FORUM DE CULTURA, Coordenado pelo Promotor engajado na organização da Paixão de Cristo de Arapiraca, Vagno Godez, esse há já mais de um ano entregou um documento ao Luciano apontando as reivindicações do segmento cultural, O Prefeito assumiu compromisso com partes das propostas, entre elas a criação de um FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, porém, não cumpriu.

A Política Publica de Cultura em Arapiraca e tratada da mesma maneira que a de JUVENTUDE, ambas são artificializadas e seus espaços são utilizados para atender aos interesses da DIREIRA LOCAL. Mesmo o Luciano Barbosa representando um avanço político, defendendo de forma muito positiva Dilma e Ronaldo nas ultimas eleições, no entanto existe uma grande influência dos grupos políticos que governam a cidade há muitos anos.

Da reunião foi extraído um documento debatido até a exaustão, em que as Bandeiras mais importantes são levantadas, entre elas a importância deles serem incorporados no debate sobre o futuro da Cultura no mais importante município do interior de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário