quinta-feira, 7 de abril de 2011

Carta aberta ao Poder Executivo Municipal de Arapiraca

Carta aberta ao Poder Executivo Municipal de Arapiraca

Arapiraca, 07 de Abril de 2011

A/C - Luciano Barbosa - prefeito

Saudações cordiais!

Senhor Prefeito,

Tô com medo Luciano!

As formas com que são implementadas as políticas culturais em Arapiraca estão longe de atenderem aos anseios do Movimento Cultural e de artistas e produtores culturais locais. Novamente estamos na iminência de termos a Secretaria de Cultura e Turismo ocupada (cupinazada) por forças distantes das reias demandas do Movimento Cultural.

De um lado, temos interesses partidários legítimos, porém eqüidistantes das reais demandas de nossa cidade e de nossos artistas. Não nos posicionamos na defesa nem desse e nem daquele nome. Queremos que o Movimento Cultural, ou seja, o conjunto dos artistas e produtores locais sejam ouvidos e assim possamos usar de nossa posição como instrumento vivo e pulsante do dia a dia. Reconhecemos sermos fundamentais neste processo, senão imprescindíveis para a escolha do gestor da pasta responsável por implementar às Políticas Publicas de Cultura.

Lembramos que, antes mesmo de nos depararmos com a atual mudança de quadros na pasta da cultura municipal, ainda em 2008, conforme carta aberta encaminhada ao senhor pelo Fórum Municipal de Cultura, já nos posicionávamos contrários à ocupação da mesma por pessoa distante do meio artístico cultural e o notadamente tratamento político da pasta. De lá para cá, conforme podemos constatar, passaram três secretários pela função, sem que nenhuma ação contundente, necessária, solicitada e voltada verdadeiramente para o fortalecimento cultural e à valorização de nossos artistas, grupos e mestres tenha acontecido. Ao contrário, presenciamos a desvalorização da pasta representativa da cultura.

Neste momento de delicada decisão, que certamente vai refletir no meio artístico cultural de nossa cidade pelos próximos anos, voltamos a nos manifestar como força do movimento que entendemos possuir e voltamos a propor:

- A escolha de um gestor qualificado para a pasta da cultura com ligação notável e envolvimento com o movimento cultural.

- A implementação da rede dos pontos de cultura já aprovada para nosso município;

- Investimento dos recursos públicos na valorização das pessoas, enquanto artistas, mestre e produtores culturais em relação a construção de prédios;

- O lançamento de editais para premiação de projetos em todas as áreas da cultura de Arapiraca;

- A aprovação da Lei Municipal de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura;

#TÔCOMMEDOLUCIANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário