quinta-feira, 7 de abril de 2011

O papel do CONSU não é de graça - Terceiro Comentário.

Concluindo com a serie de comentário sobre o Conselho Superior Universitário da UNEAL, órgão máximo da principal instituição de ensino superior do interior do estado de Alagoas, responsável, por entre outras coisas, formar o exercito de professores que atuam e vão atuar na formação intelectual do futuro desse estado, que detém a negra marca de ser mais onde morre mais jovens no país. Comentarei sobre a execução ou artificialidade das resoluções desse importante instrumento de participação democrática da comunidade interna e “externa” da Universidade.

3º Comentário:

Poderia resgatar aqui o histórico de resoluções do CONSU, mas vou tentar manter o foco na mais polêmica decisão que é a que hoje nos da à maior prova da importância do Conselho. A proposta de calendário da ex – Pró - Reitora de Graduação, Professora Elizete Balbino.

A UNEAL sofre com políticas neoliberais implementadas pelo governo TEO e pela ex – Reitora, Professora Laudirege, hoje responsável pelo ensino superior na Secretária de Educação, do PSDB e do Rogério Teofilo, por essas ações tivemos greves que aglutinavam pautas econômicas e estruturais, durante as paralisações arcamos com grandes prejuízos nas nossas graduações e com isso nosso calendário acadêmico saiu onerado, ouve um momento que tínhamos três.

Como uma das ultimas ações da antiga Gestão da Reitoria recebemos de presente um imenso cavalo de tróia, nosso Calendário diz que nesse mês de abril os estudantes veteranos teriam atividades avaliativas em todos os cursos e períodos, enquanto os calouros concluiriam seus períodos letivos. Para ser breve faço uma pergunta que não é minha é de todos, quais são os cursos que estão cumprindo a decisão do CONSU?

É claro que não devemos negar as condições reais de nossa Universidade, falta e dado isso professores sobrecarregados, essa realidade é anterior ao calendário.

Para esse exemplo existe vários que se materializam como de resoluções cumpridas, como o bom exemplo da posse do Reitor.

Cap. I, art. 2°: O Conselho Superior é o órgão máximo de administração, com funções consultiva e deliberativa da Uneal, cabendo-lhe definir as matérias gerais de caráter acadêmico e de política institucional, sendo ele instância final de recursos nesses assuntos e nos de natureza didático-científica, administrativa, econômico-financeira e patrimonial.

Quer dizer, no CONSU a nossa voz é fundamental para o que podem falar da nossa Universidade.

Regimento Interno do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL:http://www.uneal.edu.br/resolucoes/regIntCONSU.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário