domingo, 30 de outubro de 2011

A QUEM DOU OS PARABÉNS ARAPIRACA?

Nesse domingo Arapiraca comemorou 87 anos, isso é muito importante. Temos que celebrar mais um ano para a nossa cidade, principalmente porque o desenvolvimento local é em muito derivado da boa gestão do Prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e do Governo Federal, primeiro Lula (PT) e agora Dilma (PT).

O povo tem mais esperanças de que suas vidas podem melhorar, seus filhos terão comida, saúde, educação, transporte e segurança. Esse é o sentimento que a nossa gente nutri, porém temos que avançar para garantir que as expectativas não caiam por água. Isso acontece quando percebemos que nem todos hoje comemoraram essa data.

Comemoramos à terra que construímos e tem muita gente aqui sem trabalho, comida, escola, saúde e SEGURANÇA, que é o que quero comentar.

Fui passear com minha irmã hoje, 30 de outubro de 2011, no começo da noite, fomos à Praça Margarida Gonçalves no Parque Ceci Cunha, tudo caminhava para que fosse uma boa festa, mas as coisas não saíram como o esperado. Por volta das 20h no local em que eu e alguns amigos estávamos passaram três rapazes e um menor entre os braços de um dos moços, levando uma gravata.

A criança aparentava ter por volta de uns oito anos, eu e um amigo acompanhamos à situação com olhar de apreensão, e seguimos aquelas pessoas. Eles foram até um dos boxes da praça, lá um dos rapazes colocou a cabeça do menino entre o chão e o seu pé. Apelamos, junto com um dos seguranças patrimoniais da empresa terceirizada paga pela Prefeitura, que ele soltasse o menor.

Depois de muitos apelos ele a soltou, no entanto eles foram à mesma direção, o menor enfurecido pela situação deu três chutes no portão de um dos boxes, fomos até ele e pedimos para ele ir pra casa, que não desse chutes mais ali. Um “segurança” surgiu e encostou-o ao portão do boxe, fez uma serie de agressões verbais à criança, fui até ele e pedi pra que ligasse pra o Conselho tutelar.

O menino estava enfurecido, porém há autoridades competentes para esse tipo de situação, o “segurança” disse que eu ligasse, falei que era o serviço dele, com o tom da voz alterado ele disse que eu não me metesse. Outro “segurança” me deu um golpe e saiu arrastando-me até o boxe que eles guardam suas roupas e ferramentas de trabalho, enquanto minha irmã e meus amigos pediam pra que ele parasse.

Enquanto me arrastava dizia que já me conhecia, que se lembrava de mim de outro caso, quando defendi um rapaz, que foi espancado por ter sentado na grama do Parque Ceci Cunha, e que só por que tinha parentes na justiça isso não dava o direito de falar o que quisesse. Gritava que ia quebrar a minha cara, sabia quem eu era não importava a justiça, pois ele ia me pegar.

Fui jogado violentamente dentro do boxe, até que minha irmã foi empurrada e os outros seguranças interviram e o levaram. Há indícios de que alguns tenham espancado um jovem dentro do boxe, e tive muito medo que fizessem isso com minha irmã ou comigo

Esse marginal desferiu várias ameaças contra mim, disse que ia me quebrar, não acredito que ele faça isso, mas temo que mande algum bandido fazer, pois quem garante que ele não vai fazer isso?

Liguei pra Policia e para o Conselho Tutelar, quando chegaram relatei o acontecido. Um dos seguranças pediu pra que eu relevasse hora que todos sabiam que o cara estava errado, mas que nada ia acontecer. Falou mais, disse que eu esperasse o Sargento Braz, dono da empresa terceirizada, chegar para entrar em acordo. Eu disse que não havia acordo, fui vitima de intimidação ilegal e ameaça, além de lesão corporal.

Prestei queixa na Central Integrada de Policia, quero providências. Foi absurdo isso.

Não conheço o rapaz que me agrediu, meu único contato com ele, que eu lembre, foi esse. Não acredito que minha queixa vai resolver o problema da segurança pública no Parque Ceci Cunha, mas sei que é exemplo para acabar com a impunidade desses que não tem preparo para lidar com o publico.

As únicas soluções para que o Parque seja seguro é CRIAÇÃO de uma GUARDA MUNICIPAL, com pessoas que passem por treinamentos para tal; efetivação de programas que tirem os viciados, que ficam pelas redondezas, das drogas; espaços de esporte e geração formal de renda.

Logo, não tive muitos motivos essa noite para comemorar os 87 da Arapiraca.

Viva Arapiraca! Viva o povo de Arapiraca, mas ABAIXO A PRIVATIZAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA!


2 comentários:

  1. Empresa terceirizada? Sg Brás dono? Houve licitação?? São pagos pra agredir? quem responde??

    ResponderExcluir
  2. É meu camarada, como conversamos já algumas vezes, não dá pra conceber este tipo de omissão de nosso município.

    Mas você está bem? Pelo texto parece que você não se machucou muito fisicamente ao menos, entretanto psicologicamente...

    Dá cada vez menos vontade de andar pelas praças de Arapiraca, dá última vez que fui fazer exercício vi cerca de oito menores brigando e estes 'seguranças' nada fizeram para ajudar.

    Espero que esta privatização branca, mesmo assim predatória, deixe de ser referência em Aracity.

    ResponderExcluir