terça-feira, 19 de julho de 2011

Arraiá, tapas e beijos!

Gente estou republicando aqui um texto do Blog do meu amigo Saulo Oliveira.
 

Arraiá, tapas e beijos!


Por Saulo Oliveira


No último dia 08 tivemos o Arraiá da UNEAL, quem estuda na instituição, no entanto, começou a viver a festa dias antes e logicamente seus desdobramentos.
Na noite de quinta-feira, a atual gestão do DCE (Orgulho de ser UNEAL) fechou o estacionamento da Instituição pois haviam montado uma estrutura para o evento que aconteceria na próxima noite, fato que já foi amplamente divulgado, de forma muito lúcida, por Thiago Abel no espaço Fala Arapiraca.

Os estudantes tiveram de deixar seus veículos estacionados nas ruas próximas, com uma preocupação latente no que diz respeito à segurança, haja visto o número crescente de roubos e furtos em Arapiraca, segundo Thiago Abel ao procurarem a direção do campus não obtiveram resposta aceitável, uma vez que nem a direção sabia do fechamento do estacionamento, então fica na "conta do DCE", que além de não realizar prévio comunicado à direção do campus, tomou por si a atitude.

Na noite do evento uma série de arbitrariedades ocorreram, a começar pela privatização do espaço público, onde ao cobrar R$ 10,00 para ingressar no arraiá, consequentemente cobrou-se para entrar na IES. Ao entrar na instituição seguiu-se uma revista por parte de um grupo de seguranças, o que, segundo me informou um membro do CONSU, é inadmissível tal atitude, uma vez que ninguém pode ser submetido a nenhum tipo de constrangimento ou ser subjugado de nenhuma forma ao adentrar na Universidade Estadual de Alagoas, presenciei alunos da UFAL, que compareceram ao evento, reclamarem do mesmo problema.

Durante a realização do arraiá, com apresentações que ao meu ver não fizeram nenhum tipo de resgate cultural da tradição junina, com exceção de Afrísio Acácio e seu forro pé-de-serra e também a Quadrillha Lengo-Tengo, mas enfim, isso é gosto pessoal. Pois bem, presenciei a Polícia Militar circular livremente na Universidade, não sei até que ponto isso pode ser discutido como uma forma de segurança ou se fere a tão valiosa autonomia universitária. Como se não bastasse, houve a proibição de entrar na Universidade novamente, se caso precisasse sair do recinto da festa, ora, assim como tantos alunos considero a UNEAL minha segunda casa e acima de tudo casa do povo alagoano, sou aluno da instituição e posso entrar e sair a hora que bem entender, bem como, permanecer o tempo que julgar necessário

Espero, sinceramente um posicionamento do DCE-UNEAL gestão Orgulho de ser UNEAL,que ao meu ver, como Universitários, não deveriam estar tão orgulhosos. Mas sim, estava terminando o texto e o título não estava fazendo sentido, é que durante o evento, os casais se abraçavam e se beijavam enquanto os seguranças do arraiá trocavam socos e pontapés entre si.




Fonte: resenhasemfim.blogspot.com

 

Um comentário:

  1. Eu até ia comentar... Mais vejo que não vale a pena...

    O texto é bom... os argumentos é que não são...

    Beijos!

    ResponderExcluir