quarta-feira, 4 de maio de 2011

Movimento Estudantil na UNEAL

Hoje, eleição para delegados ao 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, na principal instituição de ensino do interior do estado de Alagoas.

A partir das 08horas da manhã começara a eleição que apontara os dois representantes do maior Campus da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca a UNEAL tem cerca de 2700 alunos matriculados, segundo ultimo censo do MEC. Foram duas chapas inscritas no processo que esta sendo conduzido por uma Comissão Eleitoral, já que a atual direção do DCE se omitiu em participar do 59° CONEG, Conselho Nacional de Entidades Gerais, mesmo sendo parte do estatuto da entidade a filiação a UNE, além disso, a mesma direção não se credenciou durante o prazo dado àquelas entidades que não foram ao evento.

Essa disputa inaugura uma série de sete eleições que estão previstas para a Universidade, põe novamente no pleito os dois principais grupos que cercam o Movimento Estudantil na Instituição. Temos a Chapa 1 “Transformar Sonhos em Realidade”, única a disputar todas as eleições na UNEAL e a Chapa 2 “Que eleição é essa?”, formada por defensores da atual gestão do DCE.

O Movimento “Transformar Sonhos em Realidade” aglutina uma série de importantes militantes para a instituição, desde diretores de quase todos os Centros Acadêmicos, como é o caso da presidente do Centro Acadêmico de Química, Paula Mariana, e do estudante Ricardo(Peteca),Coordenador Geral do Centro Acadêmico de História, uma das mais tradicionais entidade de base da instituição, além de possuir o esforço de construção dos militantes da União da Juventude Socialista, principal força política dentro da Universidade, somados a estudantes independentes.

A Chapa 1 é caracterizada por defender as bandeiras nacionais da UNE, como 50% dos royalties do Pré-Sal e 10% do PIB para a educação e, também, por fazer forte oposição ao governo do TEO/PSDB, reivindicando a atual gestão da reitoria como principais aliados e defensores de uma educação de boa qualidade no estado.

A Chapa 2 “Que eleição é essa?” traz em sua composição alguns diretores do DCE estudantes ligados à direção da entidade.

Composição das Chapas:

Chapa 1 “Transformar Sonhos em Realidade”

Delegados(as): Wellingta Karla – Direito; Saulo Oliveira – História;

Suplentes: José Alexandre – História; Michelly – Pedagogia;

Chapa 2 “Que eleição é essa?”

Delegados(as): Lúcio Carlos – Direito; Poliana – História;

Suplentes: Jessika – Pedagogia; Helena – Letras.

As eleições ocorrerão hoje, dia 05 de maio, das 08horas às 21horas, qualquer estudantes regularmente matriculado no Campus I, munido de algum documento de identificação com foto, poderá votar.

As datas das demais eleições estão no sítio da UNE: www.une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário