terça-feira, 29 de março de 2011

O papel do CONSU não é de graça

A partir de hoje até a próxima reunião do Conselho Superior da UNEAL(CONSU), dia 06 de abril, farei uma serie de três comentários sobre o seu papel, a função dos conselheiros e a execução ou artificialidade de suas decisões. Postarei todos no meu Blog: acasadorafael.blogspot.com.

1º Comentário;

Segundo o seu Regimento no Cap. I, art. 2°: O Conselho Superior é o órgão máximo de administração, com funções consultiva e deliberativa da Uneal, cabendo-lhe definir as matérias gerais de caráter acadêmico e de política institucional, sendo ele instância final de recursos nesses assuntos e nos de natureza didático-científica, administrativa, econômico-financeira e patrimonial.

Quer dizer, o CONSU é de certo modo a Assembléia Legislativa da UNEAL, parte de seus conselheiros são eleitos e parte não. Aqui não existe esse negocio de que “se conselho fosse bom não era de graça”, pelo contrário, eles podem até não serem bons em alguns momentos, porém não são de graça. As decisões do CONSU podem revelar o nível do debate social dentro da Universidade, seus atores figuram como as principais referências ideológicas na principal instituição de ensino superior do interior do estado, sendo assim as decisões podem ser caríssimas para o povo.

No Art. 3º do Regimento Interno do CONSU tem sua composição, importante observar que cada entidade representativa da UNEAL tem um acento no Conselho, o lugar do Diretório Central dos Estudantes é até o dia seis de abril ocupado por mim, Rafael Cardoso, que nesse mesmo dia passo a representar os discentes do Campus I, hora que fui eleito para uma das três vagas, minha suplente é a diretora do Centro Acadêmico de Química, Paula Salgueiro, e naturalmente a atual Gestão da Direção do DCE indicara outro alguém.

Todas as reuniões do Conselho são abertas ao público, no entanto os não conselheiros precisam ter o direito à fala aprovada pelos “senhores (as) da mesa”. Foi proposto que as seções ordinárias do Conselho fossem rotativas, seguindo a ordem dos Campi. Idéia aceita, próxima será em Santana do Ipanema, pelos conselheiros entenderem que assim o órgão fundamental da democracia acadêmica possa ser ainda mais valorizado e acessível.

Regimento Interno do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL: http://www.uneal.edu.br/resolucoes/regIntCONSU.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário