quinta-feira, 24 de março de 2011

Jornada de Lutas 2011: Alagoas se manifesta por mais investimentos na educação

Na manhã dessa quarta-feira, estudantes liderados pela UNE e pela UBES realizaram um grande ato, como parte da Jornada Nacional de Lutas das entidades estudantis



Com o tema “Educação tem que ser 10”, as principais bandeiras eram as de financiamento para a educação, estruturação das escolas e valorização dos professores e técnicos.

A diretora da UNE-AL, Claudia Petuba, acredita que esta Jornada de Lutas já é vitoriosa. "Por todo o país, os estudantes estão saindo às ruas para mostrar que não estão satisfeitos com a situação da educação no Brasil e exigem mais investimentos. Queremos que 50% do Fundo Social do Pré-Sal se destine à educação, assim como 10% do PIB Brasileiro", afirmou.

A manifestação em Alagoas se concentrou na porta do CEPA, maior complexo educacional da América Latina, e chegaram a fechar a Fernandes Lima, principal avenida de Maceió. Os estudantes agitaram suas bandeiras e cartazes para mostrar sua indignação perante a situação da educação no estado de Alagoas. O Diretor da UBES no estado, Lindinaldo Freitas, explicou que a região possui os piores índices de educação e analfabetismo do Brasil. "A estrutura é muito precária, sendo que algumas escolas já se tornaram pontos de venda e consumo de drogas. A falta de segurança, de professores e de manutenção torna o ambiente escolar em Alagoas totalmente inadequado para o aprendizado", disse.

Vários representantes de Grêmios também participaram da mobilização, como o Grêmio do Gilvania Ataíde, do Benicio Dantas, Moreira e Silva, Correia Titara, Costa Rêgo (Arapiraca), Théo Brandão, Manoel Gentil e Josefa Costa (Satuba). O presidente do Grêmio do IFAL Maceió, Afrânio Vyctor, também reivindicou melhorias para o Instituto Federal. "O instituto passa por um momento de expansão e os investimentos devem acompanhar esse crescimento. O corte de gastos não pode penalizar a educação. Em Maceió, por exemplo, temos defasagem de cerca de 36 professores", analisou.

Estudantes da UFAL e da UNEAL também apresentaram suas reivindicações. O Secretário Geral do DCE da UFAL, Hugo Cavalcante, informou que os estudantes da UFAL também estão mobilizados: "O Governo Federal tomou a iniciativa de expandir a Universidade, porém, em muitos cursos, a estrutura prometida ainda não foi realizada. No Campus Sertão as aulas funcionam numa escola estadual, sem estrutura nenhuma. Lá, o ano de 2011 sequer começou. Em Viçosa e Arapiraca também não é diferente, exigimos mais atenção e investimentos."


Segundo o estudante da UNEAL, Rafael Cardoso, "o Governador esqueceu da UNEAL". Ele ainda afirma que não existe verba nem condições de estudo. A manifestação contou ainda com a participação e apoio das centrais sindicais, CTB e CUT, Sindicatos, SINTEP, SINTEAL, ADUFAL, SINTUFAL e SINDPREV.

De Maceió, João Carlos Cyrilo


»Siga a UNE no twitter: @_une
»
Siga a UBES no twitter:@_ubes
»Assessoria de Imprensa: imprensa@une.org.br
»Redação
EstudanteNet: comunica@une.org

Fonte: www.une.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário